Pensamento da Semana

PENSAMENTO DA SEMANA:

“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fossem a primeira vez.”

(Friedrich Nietzsche)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

“Heranças de um Mundo Esquecido” recebe homenagem no II Festival de Teatro do Sudoeste Baiano


Aconteceu nesta última semana, entre os dias 19/09 a 26/09 o II Festival de Teatro do Sudoeste Baiano, realizado no Centro de Cultura ACM na cidade de Jequié-Ba. Este festival premiou diversos trabalhos apresentados durante toda a semana, totalizando um montante de R$ 6.400,00 em dinheiro além de troféus e certificados concedidos pela organização do evento. O II Festival de Teatro do Sudoeste Baiano contou com o patrocínio do Fundo de Cultura da Bahia, Secult-BA e o apoio da Prefeitura de Jequié, SECUT- Secretaria da Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Sindicato dos Bancários de Jequié, entre outros. Foram apresentados espetáculos das cidades de Jequié, Vitória da Conquista, Poções, Cândido Sales, Guanambi e Barra do Choça, bem como uma peça teatral de Itabuna, que participou apenas como convidada.
“Heranças de um Mundo Esquecido” foi o espetáculo que a CIAC – Companhia Itinerante de Artes Cênicas da cidade de Barra do Choça-Ba - apresentou durante o II Festival de Teatro do Sudoeste Baiano, no dia 25/09 (sábado). Este novo trabalho da trupe já foi premiado neste ano (julho), na cidade de Itabuna-Ba durante a realização do V Festival de Teatro Firmino Rocha com o troféu de Melhor Espetáculo do Festival.
Em sua segunda apresentação, dessa vez no festival realizado em Jequié-Ba, a peça teatral “Heranças de um Mundo Esquecido” de autoria de Murilo Donato, emocionou o público e os jurados, recebendo diversos elogios tanto dos expectadores, como da organização do festival e do corpo de jurados. Principalmente sobre a qualidade do texto, a dramatização dos atores, e a montagem das cenas.
“Na dramaturgia, faltam pessoas escrevendo para teatro, principalmente na Bahia, temos poucos. Mas, de repente eu chego aqui para assistir o espetáculo de Barra do Choça, impactante como foi o espetáculo, bem montado, com uma segurança a firmeza de interpretação deles, uma luz perfeita. Mas acima de tudo com um texto com a força dramática tão forte, tão bonito que fez com que o Juri e a Coordenação do festival, criasse esse certificado de Honra ao Mérito ao novo grande dramaturgo brasileiro: Murilo Donato, do município de Barra do Choça-Ba” disse o dramaturgo e diretor teatral Nilson Mendes, durante o cerimonial de entrega dos prêmios.
Além do certificado de Honra ao Mérito criado pela coordenação do festival e o corpo de jurados, o espetáculo “Heranças de um Mundo Esquecido” recebeu o troféu de “Melhor Direção” para Murilo Donato e de “Melhor Iluminação” para Wemison Soares. Para o Diretor da CIAC Murilo Donato “esse certificado é o melhor prêmio que um artista amador pode receber, uma vez que as pessoas que criaram esse certificado homenageando o texto que fiz, são pessoas consagradas dentro do mundo artístico brasileiro, com uma história de vida incrível e uma experiência invejável. Compartilho essa emoção com minha trupe que sempre está comigo, e agradeço profundamente o carinho e as homenagens prestadas à CIAC por todos do festival, em especial a Nilson Mendes, Ricardo Barnabé, Marcos Nô e a Tatu Leal”, finaliza.
A Companhia Itinerante de Arte Cênica (CIAC) é composta por Murilo Donato, Jornando Pereira, Euzébio Oliveira, Wemison Soares, Thayara Santos e Wâgela Chaves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário